top of page
  • Foto do escritormfermoreira

Insatisfação com a imagem corporal, você sente?

Você sabia a insatisfação com a própria imagem corporal, tem relação com um maior consumo de alimentos ultraprocessados?


E eu não estou falando sobre estar se alimentando mal e perceber que ganhou #peso! Essa relação é fácil de perceber.


Porém, justamente ao contrário também pode ocorrer: a partir de um sentimento de insatisfação, você é impulsionado a fazer escolhas menos saudáveis, agravando a própria situação. É por exemplo, quando se tem aquele pensamento: " Já estou acima do peso mesmo, então vou comer isso mesmo!"


Até mesmo porque, a insatisfação com #imagemcorporal não é exclusiva de quem está acima do peso. Ela também é muito frequente nas pessoas que tem um peso adequado, IMC na faixa de normalidade e também abaixo.


Mas o que é essa imagem corporal? De forma simplificada, a imagem corporal é a representação mental que temos do nosso corpo, somada a forma que incorporamos nossos pensamentos, sentimentos e #emoções.


Isto é, tem tudo a ver com as suas experiências, além de ser influenciada por questões culturais, biológicas, socioeconômicas. Destaque aqui para os padrões corporais que surgem a cada época e influenciam negativamente as pessoas que se percebem não ter o corpo dito como “ideal”, surgindo assim a insatisfação com a imagem corporal.


E a relação com o consumo de alimentos ultraprocessados, por que acontece? Ainda não temos uma resposta, mas sabemos que é multifatorial, podendo assim ser diferente para cada pessoa! Diversos estudos vêm identificando essa associação, nas mais diferentes populações.


Uma das hipóteses em que podemos pensar é:


- será que essa busca por alimentos mais palatáveis não representa uma busca por prazer ou gratificação?


- por se sentir tão frustrado a ponto de não achar que é possível mudar, perpetua com mesmos hábitos, até que tenha uma consequência clara e evidente (como o desenvolvimento de alguma doença), que talvez motive a mudança.


Essa é questão muito delicada e que requer ações nas profundezas do "iceberg"! Sem dúvida essa relação insatisfação da imagem corporal vs. consumo de alimentos ultraprocessados é um sintoma de algo que está acontecendo com você e foge do seu consciente. Uma situação que precisa ser melhor investigada, solucionada e evitando mais sofrimento.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page